Notícias

III Seminário nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

senab

Foi realizado no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei, durante os dias 19 e 20 de março, o III Seminário nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (III SENAB).

Promovido pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX), o evento relembrou os 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália. Por meio de conferências ministradas durante o encontro, foi possível conhecer diferentes aspectos da participação brasileira na guerra.

senab1

Participantes do III SENAB.

O III SENAB contou com a participação de representantes de diversas instituições militares e civis (IPHAN; Centro de Capitães da Marinha Mercante; 6º Batalhão de Infantaria Leve; 11º Batalhão de Infantaria de Montanha; ANVFEB; 21º Grupo de Artilharia de Campanha; INCAER – Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha), com destaque para a palestra “A Guerra que Eu Vivi“, proferida pelo veterano da FEB Major Ivan Esteves Alves.

ivan

Major Ivan Esteves Alves junto ao autor do Blog.

O evento foi organizado contou com o apoio da Universidade Federal de São João del-Rei e da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, que, por meio do 11º Batalhão de Infantaria (11º BIMtnh), montou uma bela exposição de material histórico da FEB na entrada no auditório. Entre as peças do seu rico acervo, destaca-se um capacete utilizado pela tropa brasileira na Itália. Trespassado por um projetil, o capacete apresenta indícios de que tenha sido perfurado em combate. Conforme apontou o professor Cléber Almeida de Oliveira (foto), a marca de oxidação na sua parte interna sugere a ação do sangue no metal.

Capacete utilizado por militar da FEB durante a II GM

Capacete utilizado por um militar da FEB durante a Campanha da Itália.

Tresassado por um projetil, na face intterna do capacete é visível uma mancha causada oxidação no metal.

A mancha causada pela oxidação no metal é visível na face interna do capacete.

A Biblioteca do Exército marcou presença no III SENAB, montando um stand de vendas que ofereceu ao público vários exemplares da sua coleção.

Stand de vendas da Bibliex.

Stand de vendas da Bibliex.

O encontro foi encerrado com um coquetel nas bem conservadas dependências do SESC (antiga sede do III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria: o “Lapa Azul”).

sede

Da esquerda para a direita: Professor Cléber, General Márcio Bergo e o autor do Blog. Ao fundo, o CESC de São João del-Rei, antiga sede do “Lapa Azul”.

Coquetel 2

Coquetel de encerramento.

Na manhã de 21 de março, o 11º BIMtnh realizou uma formatura com a participação de veteranos da FEB e de integrantes da Coluna da Vitória, organizada e promovida pela  Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares – ABPVM e pelo Grupo Histórico FEB – GHFEB.

Formatura no 11 BI Mtnh

Formatura comemorativa no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha.

Coluna da Vitória

Coluna da Vitória

No sábado e no domingo, o braço mineiro da Coluna da Vitória prossegue sua jornada com escalas em Juiz de Fora e em Petrópolis. A caravana termina sua jornada no domingo, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, às 11:00 hrs, onde será realizada uma grande solenidade. A todos os integrantes do III SENAB e da Coluna da Vitória, os parabéns pela bela iniciativa em preservar e relembrar a valorosa participação brasileira no maior conflito da história da humanidade.

O amigo Marcos Renault, acompanhado de um veterano da FEB e integrantes da Coluna da Vitória durante a escala em S.J. del Rei

O amigo Marcos Renault, acompanhado de um veterano da FEB e de integrantes da Coluna da Vitória, durante a escala em S.J. del-Rei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s