Foi realizado no auditório da Universidade Federal de São João del-Rei, durante os dias 19 e 20 de março, o III Seminário nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (III SENAB).
Promovido pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX), o evento relembrou os 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Itália. Por meio de conferências ministradas durante o encontro, foi possível conhecer diferentes aspectos da participação brasileira na guerra.
O III SENAB contou com a participação de representantes de diversas instituições militares e civis (IPHAN; Centro de Capitães da Marinha Mercante; 6º Batalhão de Infantaria Leve; 11º Batalhão de Infantaria de Montanha; ANVFEB; 21º Grupo de Artilharia de Campanha; INCAER – Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica e a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha), com destaque para a palestra “A Guerra que Eu Vivi“, proferida pelo veterano da FEB Major Ivan Esteves Alves.
O evento foi organizado contou com o apoio da Universidade Federal de São João del-Rei e da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, que, por meio do 11º Batalhão de Infantaria (11º BIMtnh), montou uma bela exposição de material histórico da FEB na entrada no auditório. Entre as peças do seu rico acervo, destaca-se um capacete utilizado pela tropa brasileira na Itália. Trespassado por um projetil, o capacete apresenta indícios de que tenha sido perfurado em combate. Conforme apontou o professor Cléber Almeida de Oliveira (foto), a marca de oxidação na sua parte interna sugere a ação do sangue no metal.
A Biblioteca do Exército marcou presença no III SENAB, montando um stand de vendas que ofereceu ao público vários exemplares da sua coleção.
O encontro foi encerrado com um coquetel nas bem conservadas dependências do SESC (antiga sede do III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria: o “Lapa Azul”).

Na manhã de 21 de março, o 11º BIMtnh realizou uma formatura com a participação de veteranos da FEB e de integrantes da Coluna da Vitória, organizada e promovida pela Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares – ABPVM e pelo Grupo Histórico FEB – GHFEB.
No sábado e no domingo, o braço mineiro da Coluna da Vitória prossegue sua jornada com escalas em Juiz de Fora e em Petrópolis. A caravana termina sua jornada no domingo, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, às 11:00 hrs, onde será realizada uma grande solenidade. A todos os integrantes do III SENAB e da Coluna da Vitória, os parabéns pela bela iniciativa em preservar e relembrar a valorosa participação brasileira no maior conflito da história da humanidade.

______
Saiba mais sobre o último conflito mundial lendo os nossos livros:
Categorias:Notícias