História do "Lapa Azul"

Lançamento do Livro Operação Brasil

Convidamos os seguidores deste Blog para na próxima quinta-feira (26/2), a partir das 17 horas, prestigiarem o lançamento do livro Operação Brasil – O ataque alemão que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial. O lançamento acontecerá no Pátio D’armas do Museu Naval, no centro histórico do Rio de Janeiro (Rua Dom Manuel, 15 – Centro). A sinopse do livro é a seguinte:

OPERACAO-BRASIL_CONVITE-MUSEU-NAVAL

Operação Brasil

Para muitos brasileiros, acostumados às versões oficiais sobre  a entrada do Brasil na Segunda Grande Guerra, este livro pode ser desconcertante. O ponto central da obra é  a narrativa da maior operação militar lançada pelo III Reich contra um país das Américas, batizada pela Kriegsmarine de Operation Brasilien.

No inverno de 1942, a Marinha de Guerra alemã organizou uma poderosa flotilha de submarinos com a missão de atacar os portos e a navegação do Brasil. O ataque seguia uma diretriz de Adolf Hitler, determinando que a investida fosse um “emprendimento sério” e não se limitasse a “alfinetadas”. O potencial destrutivo dos planos nazistas era capaz de levar o país a uma encruzilhada perigosa, frente a várias escolhas possíveis — a maior parte delas de consequências desastrosas para o futuro do Brasil.

Operação Brasil vai além da reconstituição desse episódio histórico. Três anos de pesquisas em fontes primárias nos arquivos oficiais da Alemanha, Brasil e Estados Unidos, revelaram fatos desconhecidos; entre eles, o que contradiz o relato oficial sobre a origem dos eventos que levaram o Brasil à guerra, repetido há mais de 70 anos pela historiografia nacional e internacional.

A investigação mergulhou nas águas turvas e conturbadas do Estado Novo, percorrendo os meandros da política interna e externa do governo Vargas. Na busca pelo leito rochoso do fato histórico, a exploração afastou o lodo sedimentado por décadas de estudos e trabalhos baseados em conceitos e modelos equivocados. O mergulho foi proveitoso, trazendo à luz passagens obscuras de um período crucial da história brasileira no século XX.

Foi possível resgatar tesouros inesperados, fazendo emergir conclusões que divergem daquelas consagradas pelos livros de História. Fruto de uma investigação minuciosa, trazendo novos materiais e surpreendentes insights,  Operação Brasil entrelaça a História do Brasil com a da II Guerra Mundial, utilizando uma abordagem extremamente rara: a narrativa do conflito segundo o cruzamento dos relatos alemães, brasileiros e norte-americanos.

A obra une a descrição da verdadeira origem da participação brasileira no conflito a um episódio desconhecido da História Militar, que permitiu a mudança do curso da guerra a favor dos Aliados. De forma surpreendente, Operação Brasil mostra como o rumo da monumental batalha pelo futuro da civilização passou pelas mãos de um único homem.


Mais informações sobre a obra (vídeo e Blog) em:http://www.operacaobrasil.com/

A página de Operação Brasil no Facebook está disponível em: https://www.facebook.com/operationbrazil

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s