Há exatos 72 anos, na noite de 18 de fevereiro de 1945, a 10ª Divisão de Montanha, tropa especializada e equipada para o combate em terreno montanhoso, iniciava o ataque às alturas do Riva Ridge.

Durante a madrugada do dia 19 de fevereiro, após escalarem as escarpas rochosas durante a madrugada, as três companhias do 86º Regimento de Infantaria, da 10ª Divisão, haviam alcançado seus objetivos sobre o cume sem serem vistas, atacando as unidades do 1044º Regimento de Infantaria alemão com tiros e granadas. A surpresa foi completa.
“Não vejo como você conseguiram”, afirmou um defensor alemão. “Pensamos que era impossível alguém subir esse penhasco.”

Com a chegada da luz do dia, os alemães lançaram pesados contra-ataques, apoiados pelo fogo de artilharia pesada na crista. Porém, fogos da artilharia Aliada repeliram os ataques e os alemães levantaram as mãos, fingindo rendição. Depois de se aproximarem das posições do 1º Batalhão, eles se deitaram e começaram a disparar novamente, mas finalmente foram expulsos com pesadas baixas. Um pelotão americano sozinho, com a ajuda da artilharia de apoio, aprisionou 26 alemães.
A magnífica vitória da 10ª Divisão de Montanha no Riva Ridge — e mais tarde, no Monte Belvedere —abriria o caminho para a conquista do Monte Castello pelos brasileiros.
Categorias:Notícias