Combates da FEB

Monte Castello – 77 anos

O capitão de Engenharia Sady Magalhães Monteiro aponta o temido Monte Castello, sob o ataque da FEB no dia da sua conquista pelos brasileiros (21/2/1945).

A batalha pelo Monte Castello marcou a campanha da Força Expedicionária Brasileira. É quase impossível falar da jornada dos pracinhas sem mencionar as dificuldades enfrentadas pelos nossos patrícios para galgar o topo desse monte. Mais de uma centena dos bravos combatentes da FEB pereceu nos seus arredores, enquanto cerca de meio milhar foi ferido ao longo de quase três meses de combates — alguns enlouqueceram.

Afinal, por que era tão importante a sua conquista? Por que foi tão difícil e sangrenta a vitória final, alcançada somente na quinta tentativa? A estratégia e a tática utilizada nas quatro investidas anteriores foi inadequada? Nossas tropas estavam com o treinamento deficiente? O que representou a chave do sucesso Aliado?

Muitas teorias foram elaboradas para responder tais perguntas ao longo de sete décadas. Por razões e motivações diversas, vários livros escritos por autores febianos e não-febianos polemizaram este episódio histórico. Entretanto, ao invés de auxiliarem na sua compreensão, algumas obras criaram mais dúvidas e questionamentos.

Como diferenciar os fatos dos mitos?

Responderemos essas perguntas no próximo dia 21/2, às 21h, comemorando os 77 anos dessa vitória da FEB, numa live promovida pelo canal Sentando a Pua e transmitida no YouTube e no Facebook.

Participe da live e conheça a história da batalha pela conquista do Monte Castello.

O Monte Castello em tempos recentes (Google Maps).

Conteúdo Adicional

Fifth Army History
History of the IV Corps 1941-1945
Cassino to the Alps
German Version of the History of the Italian Campaign
CSI Battlebook

_____________________________________

Saiba mais sobre o último conflito mundial lendo os nossos livros:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s