90 respostas »

  1. Cultuar a FEB é relembrar de heróis; Homens de todo o Brasil que lutaram pela defesa da liberdade e democracia.
    Viva a memória histórica da FEB, daqueles que estiveram em Fernando de Noronha, no 1º Grupo de Aviação de Caça e no litoral brasileiro! Viva a memória das Enfermeiras da FEB e da FAB; História e memória são elementos indispensáveis para a construção da cidadania e dos valores civis e militares!

    Curtir

  2. A memória desses bravos soldados deve ser perpetuada. Independente do seu papel na guerra, eles cumpriram com o seu dever, e mereciam ter tido uma maior atenção do Governo Brasileiro. O Tenente Coronel Durval cumpre com o seu dever cívico de manter viva a memória dos expedicionários brasileiros!

    Curtir

  3. Excelente referência no que tange às ações da FEB! Muito bom para pesquisar e manutenção da memória brasileira.

    Curtir

  4. Amistad.
    ( other version )

    Siento una
    luz cantar
    suavemente
    cuando el sueño
    regresa pintando
    la imagen de
    una tierna
    colina, veo la
    tristeza en los
    ojos mojados
    de una joven
    mujer…

    Francesco Sinibaldi

    Curtir

  5. Leandro Silva Peixoto da Costa Chefe de Instrução do Tiro-de-guerra-04-024 – Em 25 de agosto de 2006 quando recebi o Diploma de Colaborador do TG em solenidade ao Dia do Soldado.
    Ilustríssimo Senhor 1º. Sargento Leandro Silva Peixoto da Costa MD Comandante do Tiro de guerra 04-024 da Cidade de São Lourenço-MG. Ilustríssimo Senhor Coronel Leonel Junqueira Ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira.

    IVO JOSÉ CICOGNA CICOGNA CICOGNA CICOGNA
    fotos
    15/02/2014 11:27
    Na oportunidade em que nesta data recebo com muito orgulho e emoção o honroso Titulo de Colaborador do Tiro de Guerra da Cidade de São Lourenço cabe-me agradecer e salientar a feliz consciência da data, 25 de agosto com a data do “Dia do Soldado” quando também comemoramos o aniversário de Duque de Caxias, “Patrono do Exército”

    IVO JOSÉ CICOGNA CICOGNA CICOGNA CICOGNA
    fotos
    15/02/2014 11:28
    Neste momento tão importante de gratas recordações, não podemos olvidar às paginas e gloriosas escrito com bravura e heroísmo pela nossa imortal ( Força Expedicionária Brasileira) nos campos de batalha da Itália, quando com coragem e acercado espírito Cívico e amor a Pátria impedisse que nossa querida bandeira caísse em mãos nazistas tiranas.

    IVO JOSÉ CICOGNA CICOGNA CICOGNA CICOGNA
    fotos
    15/02/2014 11:29
    Ainda sob a forte emoção que sinto no momento, agradeço sensibilizada esta homenagem lembrando quanto foi importante o meu momento empreendedor no tocante à permanência do funcionamento do Tiro de Guerra de São Lourenço

    IVO JOSÉ CICOGNA CICOGNA CICOGNA CICOGNA
    fotos
    15/02/2014 11:30
    Conforme decisão correta das altas autoridades do Exército Brasileiro. Finalizando, agradeço também a 4ª Divisão dos Tiros de Guerra de Belo-Horizonte em resposta ao meu pedido ao M-D Tenente Cel Chefe da STG/4 Gérli Nazareno Paiva Pimenta de Melo que recebeu meu pedido para a continuação permanente do Tiro de Guerra em nossa Cidade. Ivo José Ciconha.

    Curtir

  6. Muito bom sou um amante da historia da 2º guerra melhor ainda quando sabemos que homens tão corajosos como estes 3º batalhão 11º regimento
    a FEB foram tão importantes na luta contra a DITADURA não só de Hitller mas de Getúlio Também, parabéns que DEUS os abençoe …

    Curtir

  7. Eu vibro cada vez que concluo a leitura de um livro sobre a nossa FEB.Li o livro lapa azul e agora conclui mais uma leitura a do livro 1942 O BRASIL E A SUA GUERRA QUASE DESCONHECIDA.Otimos livros

    Curtir

  8. Vi hoje parte de um documentário sobre a atuação do Terceiro Batalhão do 11º RI e fiquei muito emocionado, porque meu pai, Wilson Rocha da Silva, integrou a Primeira Companhia do Primeiro Batalhão desse Regimento, onde comandou o Pelotão de Petrechos Leves. Nunca é demais cultuar os heróis da FEB!

    Curtir

  9. Boa noite ao membros da FEB, eu sou de Juiz de Fora, tenho apenas 24 anos e cumpri o meu ano obrigado ao nosso querido EB, mas venho com presteza em prestar as minhas homenagens a vocês os verdadeiros heróis do nosso pais, sou um grande admirador de vossos feitos perante a II Guerra Mundial e algum dia isto for possível eu iria adorar conhecer todos vocês. uma abraço

    Curtir

  10. BOA TARDE A TODOS!
    EU NEM SABIA DA EXISTÊNCIA DESSE SITE,ESTAVA PROCURANDO UM LIVRO QUE LI ANOS ATRÁS A RESPEIRTO DO LAPA AZUL E CAI AQUI.
    IMPRESSIONANTE,EU SOU APAIXONADO PELAS HISTÓRIAS DA F.E.B.
    SE NÃO FOSSE A F.E.B NA ITALIA,OS ALIADOS NÃO TERIAM GANHAM A GUERRA,ISSO É FATO!
    E EU NUNCA TIVE CONTATO COM NINGUEM QUE FOI,QUE LUTOU,MEU SONHO UM DIA FALAR COM ALGUEM QUE FOI,E TEREI O MAIOR PRAZER DE ESCUTAR CADA HISTÓRIA,PORQUE É MUITO EMOCIONANTE!
    OBRIGADO POR DEIXAREM EU ESCREVER AQUI,OBRIGADO!!

    Curtir

    • Prezado Adriano. Nossa gloriosa FEB teve uma pequena representação na guerra da Europa; era uma das 25 Divisões Aliadas que lutaram contra o nazifascismo na Itália. Por ter sido uma única Divisão, não poderia ter sido fundamental no resultado final do conflito, mas cumpriu seu papel com altivez e bravura: algo que todo brasileiro deveria conhecer e honrar. Forte abraço!

      Curtir

  11. Quero enviar umas fotos e alguns fatos sobre meu pai na FEB e não sei como faço. Preciso que me oriente. Grata, Célia Valporto

    Curtir

  12. Parabéns Paulo! O que esses petralhas estão fazendo com nossas Forças Armadas é uma grande vergonha. Esse governo glorifica terroristas e humilha heróis da FEB, como as homenagens ao José Genuíno (agraciado com uma medalha da FEB). Vou querer seu livro.

    Curtir

  13. Os Monumentos do Brasil aos expedicionários nunca receberam, nem receberão a visita de um presidente nosso enquanto os petralhas estiverem no poder. No entanto o Sr. Lula e a Sra. Dilma colocaram flores nos monumentos de Havana e Caracas! Mas se Deus quiser, um dia essa caterva passará.
    Acabei de editar meu romance “Pistóia, Quadra 28”, sobre um grupo de soldados brasileiros na guerra. É um livro simples, falando de sentimentos. Interessados, por favor, escrevam para o e-mail paivp50@gmail.com
    Atenciosamente,
    Paulo Paiva

    Curtir

  14. Parabéns aos organizadores pelo excelente site que resgata a mais bela página da história brasileira. Glória à FEB!

    Curtir

  15. Caro Durvall Jr, quero dizer que esta é “O Documentário” a ser visto por todos os que se interessam pela história da FEB. Boa sorte a todos nós no Projeto Memória Viva.

    Julio Zary

    Curtir

  16. Tenho muito orgulho de ser neto de DOIS ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. Meu avô materno, Horster Koeller, falecido em 2007, combateu como soldado, e meu avô paterno, Henrique Rodrigues Vieira, falecido em 2011, combateu como sargento.

    Carrego no meu sobrenome a glória deles, o KOELLER é de um avô, e o RODRIGUES VIEIRA é do outro avô.

    Rodolfo Koeller Rodrigues Vieira. — neto de DOIS heróis!!!

    Curtir

  17. Um documentário maravilhoso sobre um assunto esquecido pela maioria dos historiadores, a história de FEB

    Eu estou esperando por mais material para ser publicado no idioma Inglês, já que ele será mais fácil para aqueles que não falam Português.

    Tenho planos de publicar um livro sobre a FEB, em Inglês, mas é ainda um longo caminho a percorrer …

    Goran Noren, Lidingo, Suécia. ex Carioca

    ***************************************************************************************************

    A wonderful documentary about a subject forgotten by most historians, the story of FEB.

    I am waiting for more material to be published in the English language, as that will be it easier for those who do not speak Portugese.

    I have plans to publish a book on the FEB, in English, but it is still a long way to go…

    Goran Noren, Lidingo, Sweden. Ex Carioca

    Curtir

  18. Srs. dignos heróis da FEB.
    Saímos há pouco do Tiro de Guerra 07-01, sediado em Mossoró-RN.
    Lá fomos, a convite do seu comandante, o Sgt. Geovane, ministrar uma palestra sobre a presença da FEB na 2ª Guerra Mundial.
    Após a conversa, mostramos o documentário – fantástico – do diretor Durval Jr, O “LAPA AZUL”.
    Emociona-mo-nos, pois, ao final da exibição quando os Atiradores, aplaudiram aqueles que fizeram parte deste III Batalhão brasileiro que honrou nossa bandeira nos campos da Itália.
    Enquanto saia os nomes daqueles que tombaram no cumprimento do dever, só se ouvia os aplausos de jovens brasileiros que pouco sabem o que é uma guerra real.
    Gostariamos que fosse transmitido aos familiares daqueles heróis, e aos que ainda estão vivos, o nosso agradecimento e reconhecimento pelo que fizeram e pelo que são.

    Ao diretor Durval Jr.
    Parabéns por este resgate histórico.

    Kydelmir Dantas
    Nova Floresta-PB / Mossoró-RN

    Curtir

  19. Fiquei muito emocionada ao ver a foto do meu pai, cap. Murillo Valporto de Sá e sua Cia, no Lapa azul.
    É aquela em que êle está em pé à esquerda-“Uma cia do 11ºBatalhão de Infantaria”.
    Fui no dia 8 de maio ao Monumento dos Pracinhas aqui no Rio e não pude deixar de colocar no peito ,com muito orgulho , a Cruz de Combate de 1ª Classe .Fiquei feliz por estar ali presente meu neto ,de 13 anos aluno do Colégio Militar ,que também foi homenagear à FEB. Conto muito sobre os feitos de nossos heróis e em especial sobre seu bisavô que comandou o CCAC nos Campos de Guerra.Esse sangue nobre de guerreiro, corre em suas veias e se Deus quiser, será mais um soldado de Caxias. Papai deu ao Exécito meus três irmãos e todos de Infantaria. Sei que ,de onde está, aplaude o caminhar do bisneto! Parabéns e um fratenal abraço,
    Célia Maria Valporto

    Curtir

    • Prezada Sra. Célia
      Muito obrigado pelos elogios e parabéns pela preservação da memória do seu pai, algo que infelizmente não ocorreu em todas as famílias.
      Há 05 anos venho tentando, sem sucesso, identificar a Cia daquela foto. Graças à Sra, agora sei qual é.
      Abraços,

      Curtir

  20. Emerson Distefano Ribeiro, 2º Ten médico oficial R2 identidade 1G120064-B IªRM. disse:

    Sugiro que os Srs. dediquem esforços no sentido de dar conhecimento a todos os brasileiros sobre nossa epopéia na Itália.
    Nossos jovens não sabem sequer que houve uma segunda guerra, muito menos que seus avós tenham participado tão hericamente dela.

    Curtir

  21. Grande Major como estão as coisas? Quanto tempo!!!!Aqui é o Paulo Ewerard como estão as coisas?Estive enrolade durante um tempo,por isso estou meio sumido.
    Aqui está tudo bem,estou lhe escrevendo para saber se precisa de alguma ajuda ,aqui do Rio em relação a algum projeto,estou no aguardo,e pronto para ajudar no quer for possível.
    aguardo notícias !!!!!

    Abços!!

    Paulo

    Curtir

  22. Após ver o documentário me senti na obrigação de vir até aqui parabenizar a todos que participaram da pesquisa, na produção do filme e, principalmente, aos combatentes brasileiros da FEB, em especial do “Lapa Azul”. Senti orgulho de ser parte desse povo humano e ao mesmo tempo guerreiro. Chorei ao ver o filme.

    Viva o “Lapa Azul”. Que a sua memória jamais seja esquecida.

    Curtir

  23. Assisti essa semana o documentário, como militar me emocionei várias vezes e vi o q passei n minha formação não foi nada, realmente nada, e num dos relatos de um pracinha que concordo plenarmente “…ninguem sabe realmente o que é uma guerra, a não ser quem já passou por uma…”. Foi realmente incrivel ver a dor e o amor que aqueles homens passaram, mostrou que num país que se vive de politica, de farsas, de corrupção, dão valores a tudo o que é errado. Sou sd do Corpo de Bombeiros de SP, já me chamaram de héroi, mas herói sim são esses homesn que foram, lutaram e mostraram p muitos a verdadeira coragem, ajudando ao próximo, gestos como dar comida a crianças no meio de uma guerra, é coisa de brasileiro, uma pena q temos um bando de corruptos na frente do nosso país, meus parabens a vocês que fizeram e ainda fazem parte da nossa história, de voces sim sinto orgulho de ser brasileiro. “Nós somos da Patria Amada, fieis soldados por ela amados….” FIQUEM C DEUS, QUE ELE ESTEJA SEMPRE PRESENTE NA VIDA DE VOCES….

    Curtir

  24. Gostaria de saber como obter este belo documentário ” O Lapa Azul”,bem como filmes como: A montanha e Heróis,que trata acerca da campanha brasileira na Itália.

    Um forte abraço à todos que fazem,consideram e amam esta pátria que vimos e vivemos como criança,não veremos nenhum país como este!

    Venâncio:Um ardoroso patriota

    Curtir

  25. Tive o prazer de ver o documentário na TV BRASIL ontem, 27/2/11. Convivi, na minha adolescência, com expedicionários no bairro Caiçara, em Belo Horizonte. Durval e sua equipe estão de parabéns. Fazer este filme foi um ato de verdadeiro patriotismo, coisa rara em nossos tempos. Um abraço a todos.

    Augusto, Belo Horizonte, Brasil

    Curtir

  26. Parabéns Durval Jr pelo excelente documentário sobre o “Lapa Azul”: aprendi bastante sobre a história da FEB.
    Parabéns aos expedicionários, pela bravura em combate!
    Brava gente. Honraram o nome de Minas Gerais e do país.
    Vamos divulgar o filme por que vale a pena e temos que conhecer melhor a nossa história.
    Um cordial abraço a todos, especialmente aos ex-combatentes.

    Curtir

  27. Definitivamente nunca vi nada tão bem detalhado sobre a participação brasileira na segunda guerra. Mostrei o documentário aos meus amigos e todos concordaram que pouco sabíamos todo o histórico destes pracinhas.

    Já iniciei uma divulgação extrema deste documentário. É necessário que as últimas gerações saibam que o Brasil deve muito a estes hérois que superaram todas as dificuldades e lutaram bravamente.

    Irmandade, humildade, honra e força sempre!!!

    Isso é Brasil…

    Curtir

    • Obrigado Rodrigo
      Fico satisfeito quando vejo outros mais fazerem o que os nossos livros didáticos não fazem: transmitir às novas gerações o legado dos nossos irmãos da FEB.
      Que a cobra Siga Fumando!

      Curtir

  28. Acabei de ver o documentário na Tv Camara!!
    fiquei muito emocionada com td q vi! que história! quanta coragem!!
    Me deu vontade até de servir ao exército e poder ajudar pessoas q precisam tanto!!

    Curtir

  29. Queria deixar registrado aqui toda a minha indignação aos desreipeitos e descasos em relação aos nossos heróis de guerra, eu não tenho parentes no exército, com exceção de um primo militar, confesso que aos exatos 35 anos de vida, eu me senti indignada por antes não ter conhecido fatos tão importantes sobre a história do nosso povo como o documentário do Lapa Azul, fatos estes que me fazem sentir um orgulho extremo em ser cidadã brasileira e digo mais, um relato como o do Lapa Azul, deveria ser mais divulgado em épocas de pouco patriotismo para revigorar a fé e esperança do povo brasileiro. Fiquei triste em perceber que nossos heróis são mais prestigiados na Itália do que no Brasil, país pelo qual DOARAM suas vidas, dizimando-se de suas mães, esposas e filhos em prol do patriotismo. Não que eu esteja desmerecendo nossos parceiros italianos, muito pelo contrário, se não fossem suas singelas manifestações, talvez nossos heróis já teriam sido esquecidos, por isso estou aqui para reinvindicar, tanto o merecido êxito que deve ser dado aos nossos heróis, quando a volta da exibição dos desfiles de 7 de Setembro na televisão brasileira, pois estes desfiles tem um poder muito maior do que a ostentação, que é o poder de fazer brilhar as estrelas da bandeira no coração do Brasil.

    Minhas sinceras considerações a todos os militares Brasileiros, desde as guerras, até os dias de hoje, graças a vocês, eu sei que heróis existem e eles não voam com suas capas e máscaras, mas estão entre nós.

    Adriana Silva, Rio de Janeiro, Brasil.

    Curtir

  30. Após ler tantos comentários, parece-me que tudo o que deveria ser dito já o foi. No entanto mesmo correndo o risco de ser repetitivo, eu ouso dizer-lhes: lhe devemos muito. Respeito, reconhecimento, memória. O mundo lhes deve a liberdade. O tempo passa, as pessoas esquecem, gerações se sobrepoem àquelas que tiveram a oportunidade de serem contemporâneas aos fatos. Mas o que vocês fizeram ninquém e nem tempo algum pode apagar. Mesmo que não sobre mais nenhuma memória dos tempos idos e que tombe o último sobrevivente Deus a tudo viu e recompensará a cada um de vocês. ELE não esquece.

    Curtir

  31. Prezado Durval Jr.

    Estou visitando seu novo site e gostando muito do que estou vendo.Vamos conquistar o objetivo do filme sobre a FEB.Nós tb derramamos sangue,suor e lágrimas pela liberdade.

    Grande abraço.

    Fernando Freitas

    Curtir

  32. Parabéns hérois brasileiros vocês sim são hérois, não esses malditos chutadores de bola que depois de ganharem uma copa se dizem hérois nacionais viva a FEB, viva o LAPA AZUL, VIVA O EXÉRCITO ABAIXO O COMUNISMO.

    Curtir

  33. Senhores,
    Todos vocês são homes de honra, de coragem e que defenderam o nosso povo e o nosso País no momento mais difícil: em uma guerra.
    Meus respeirtos a todos e que a Nação Brasileira saiba respeitá-los, pois poucos são os que tem coragem de vestir uma farda e pegar em armas com coragem e dignidade em defesa de um ideal.

    Forte abraço.
    Raimundo Pereira da Silva
    Service Delivery Manager

    Curtir

  34. A guerra é a mais absoluta demonstração de ignorância do espírito humano. Dominado pela vaidade, egoísmo e ódio, o homem se deixa comandar pelas forças tenebrosas da escuridão, impondo severo sofrimento aos seus semelhantes, sobretudo aos inocentes.
    Combater o mal com o espírito de justiça à frente, preservando a compaixão pelo sofrimento dos inocentes, sacrificando sua prórpia vida em favor da paz, são valores morais tão elevados que só aqueles que vivenciaram essa experiência podem nos ensinar.
    Não conheço pessoalmente nehum pracinha brasileiro, mas a lição que esse homens simples, saídos do povo, ofereceram a todos nós, através de suas próprias vidas, deve ser aprendida e reverenciada por todos os brasileiros.

    Que a paz os acompanhem.

    Curtir

  35. Acabei de assistir na TV Câmara, com emoção e orgulho, o documentário sobre a FEB e o Lapa Azul.
    Parabéns a todos que divulgaram este belo trabalho.

    Curtir

  36. É com bastante emoção e orgulho que parabenizo a todos vocês, pela coragem, pelo sentimento de solidariedade, característico de nosso povo, pelo orgulho de terem defendido a humanidade em momentos tão difíceis, e fiquem certos de que muitas pessoas tem grande admiração e orgulho por tudo que vocês fizeram e ainda representam para o Brasil e para o mundo. Quando vocês tiverem desfilando por esse Brasil, tenham em mente, que muitas e muitas pessoas vão sempre lembrar de vocês e agradecer pela vida que temos hoje. Parabéns a todos.

    Curtir

  37. durante o ano de 1983 servi ao exercito brasileiro, mais precisamente no glorioso 11º batalhão de infantaria e montanha/regimento tiradentes 2ª cia 1º pel na cidade de são joão del rei/mg. aprendi a amar o brasil como poucos, aprendi a valorizar a liberdade que os pracinhas brasileiros consquitaram para nos na 2ª grande guerra, pois o meu batalhão(11 BI) também esteve em montese, e ai nesta cidade italiana tombo morto um de nossos mais valorosos pracinha (geraldo baeta) nascido na pequena cidade de Entre Rios de Minas/MG.não basta apenas ruas ou escolas em homenagem a tais brasileiros, a historia febiana tem ser lembrada todos os dias em louvor a nossa liberdade de hoje, não podemos deixar as gerações futuras esquecerem de tal feito.Tem o maior orgulho em mostrar fotos minhas com farda de passeio com a insigna de montese no braço direito.
    parabens a todos pela iniciativa do lapa azul
    nazir el yark/entre rios de minas

    Curtir

  38. Parbenizo ao diretor Durval Jr e a sua equipe pelo brilhante trabalho.
    De todos documentário que vi , o vosso e o “Senta a Pua” são os melhores.
    Farei o possível para adquirir uma cópia e desta forma prestigiar o vosso trabalho e indiretamente homenagear os verdadeiros heróis deste país.
    Por falar em heróis, creio que diante de tanta falta de ética, honestidade e valores morais que este nosso Brasil passa, é um alento, uma injeção de animo ver que existiram brasileiros dispostos a dar a vida pela pátria, sem nada pedir em troco.
    A heróica história destes veteranos tem que ser divulgada para todos os brasileiros, para que nos de forças de continuar acreditando nesta maravilhosa nação, apesar de alguns maus brasileiros e que o Brasil é muito mais que o país do Samba e do Futebol.
    Tomara que façam um longa metragem, o Brasil agradece!
    Parabens,
    Felipe Guaraná

    Curtir

  39. Prezado Durval, boa noite. Meu amigo, assisti o documentário e só posso agradecer você pelo ótimo trabalho feito. Muito bom mesmo, parabéns. Confesso que na parte das homenagens italianas ao nosso pracinha me emocionei bastante. Bela obra! Ah, vi que você conhece também o Cesar Campiani. Ótima pessoa e bem solícito (inclusive, foi por ele que fiquei sabendo do documentário, através de um fórum de militaria que participamos). Creio que ele tenha publicado um livro sobre o Lapa Azul, o “Irmão de Armas”, não?
    Novamente, minhas congratulações pelo empenho e trabalho feito. No que puder ajudar, estou às ordens.
    Abraços
    Pedro Barros

    Curtir

  40. Parabéns àqueles que com muita honra defenderam a liberdade para que a paz fosse edificada de maneira solida, e tambem àqueles que hoje fazem de tudo para que
    o próprio brasileiro conheça sua historia e sua gente.

    Curtir

  41. Assisti no dia sete de setembro um documentário na TV que me orgulhou e muito ser brasileiro, vocês Heróis da FEB mostraram que a guerra era contra soldados armados e não contra a população civil. A Itália até hoje reconhece os seus feitos.

    Curtir

  42. Srs. Tenho uma profunda admiraçao pelo empenho de todos os combatentes brasileiros que deram suas vidas para varrer o Nazismo do mapa… fiquei profundamente entristecido pela justificativa apresentada por um \”elemento\” dizendo que no poderia ceder o espaço porque a FEB nao era cultura e nem historia …. creio que faltou a este, um pelotao de fuzilamento. Os meus sinceros respeitos a todos vcs pelo meu povo … ha uma maxima judaica que ensina que, quem salva uma vida salva o mundo… Que o Eterno os abençoe abundantemente …

    Grato

    Antonio Carlos Calçada
    Judeu Messianico

    Curtir

  43. tantos filmes brasileiros tipo carandiru tropa de elite e nenhum sobre a feb tai uma ideia para algum produtor

    Curtir

    • Prezado
      Grato pela sugestão do filme. Acalento a anos esse objetivo. Difícil é juntar alguns milhões para se fazer uma produção decente e, principalmente, digna dos nosso heróis.
      Mas valerá a pena esperar. Enviei à ANCINE um projeto de filme sobre o tema. Rezemos para que tudo dê certo!
      Que a Cobra siga Fumando!
      Durval Jr.

      Curtir

  44. diferença nenhuma para os gringos que estao acostumados a fazer guerra na italia a feb lutou contra 3 inimigos o frio a fome e os alemaes SAIU VITORIOSA e mostrou que o brasil tambem tem os melhores soldados medicos cantores policiais e tantos outros nao se abalem comalguns comentarios de uns 2 ou 3 idiotas que nao sabem o que e uma guerra MAIOR orgulho de saber que a feb existiu e FEZ a diferença parabens vcs que lutaram na italia sinto ORGULHO E EMOÇAO ao assistir esse documentario corajosos como poucos .

    Curtir

  45. Prezado Amigo Durval Junior, gostaria de deixar aqui uma referencia sobre meu tempo de soldado quando em 1968/69 estive servido nosso Glorioso Exército.Estive em manobra militar em Gerisinol pelo 1°. Batalhão de Carros de Combate. Tranferido para o Extabelicimento Central de Saúde do Exército então fui designado a trabalhar no recadastramento e catalogamento das Canastras de Saúde que estiveram atendendo os nossos Pracinhas na Italia-em Montesse.Por tanto, e pelo fato inédito de ter cooperado neste evento pude naqueles momentos conhecer bem a tragetória da vida de nossos bravos soldados, sentir no material manuseado a vibração que os mesmos continham.Hoje faço parte na categoria de colaborador da Associação Nacional Dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira com muito horgulo, e sou homenagiado pelos relevantes trabalhos que pude realizar para o Tiro-de-Guerra 04-024 de São Lourenço MG Cidade onde também sou homenagiado com o Titulo de Cidadão Honorário e, o Titulo recebido pela ANFEB/MS com a Cruz da Paz Dos Veteranos Da 2°. Guerra Mundial. Gostaria que minhas referencias possam fazer parte deste Eficiente arquivo que o prezado amigo mantem de nossa história e da bravura sem igual de todos os nossos soldados. Desejo-lhe muita saúde, paz e grandes vitórias!Aqui me coloco à sua disposição.SC005-FEB/RJ/Direção Central.

    Curtir

  46. Não sei a quem escrevo, a quem me dirijo, entretanto seja o destinatário um Febiano ou alguem que esta preservando a memória, meus antecipados agradecimento como cidadão brasileiro Diante de tamanhas barbaridades desenvolvidas atualmente preservar a memória deve ser um trabalho arduo e somente patriótas podem desenvolve-lo…..deve ser um sacerdocio! Ontem assistindo a TV Camara me deparei com o documentario sendo exibido, tive oportunidade de ver-lo integralmente e emocionado me pergunto: Porque não é ensinado à nossas crianças? Porque nossos jovens não conhecem o serviço prestado ao mundo por aqueles que tambem era jovens? Qual a razão de tentar de todas as formas apagar o passado brilhante de nossa historia? Gostaria de obter o DVD ou Video para com muito orgulho e honra divulga-lo em todas as ocasiões que surgirem; Reuniões familiares, escolares, De Molays, Escoteiros,
    Lojas Maçonicas, etc etc etc. Por favor, se for possivel, se tiverem exemplares a venda, algum telefone para contato, me informem pois meu orgulho é enorme pela nossa tão querida e tão esquecida FEB.

    Curtir

  47. Dignidade nos momentos mais tenebrosos, ajudam a grandeza do homem e é motivo de orgulho para gerações futuras !

    Curtir

  48. Prezados Heróis Brasileiros:
    É com grande respeito e admiração que cheguei até o site que me remete a uma das mais emocionantes páginas da nossa História. Gostaria de saber mais sobre o \”LAPA AZUL\”, visto que os conheci na data de hoje em uma reportagem do DIA DA INDEPENDÊNCIA na SKY.
    Aguardo vosso contato. Sds de um verdadeiro INFANTE.

    Luiz Chaves Filho :.

    Curtir

  49. Trabalho sensacional.Pesquisa histórica inigualável.Atualmente sirvo no Gabinete do Cmt do Exército.Comandarei a 15CS Curitiba,2011-12.Parabéns.
    Forte Abraço!

    Curtir

  50. Srs. boa tarde
    Acessei o site após assistir a um doc. na TV Câmara dia 5/9/2010 e achei um trabalho muito importante para a divulgação deste episódio da História.
    Indo mais além, a avó de minha esposa é irmã do combatente Cesário Aguiar, que teve baixa em combate no Monte Castello. Procuro sepre que possível ler assuntos relacionados,já que nos meus
    tempos de escola não tivemos a mesma . Deixo aqui meu sincero respeito a estes heróis do Brasil

    Curtir

  51. A TODOS OS PRAÇAS DA FEB HEROIS DO BRASIL, NUNCA SERÃO ESQUECIDOS, POIS COMO DIZ A COBRA VAI FUMAR, FLAMULA DA FEB/PORTO ALEGRE/RS

    Curtir

  52. Hoje assisti um documentário sobre a FEB na TV Camara, confesso que não tinha conhecimento de parte da historia dos soldados brasileiros na Italia, estou orgulhoso de nossos bravos e generosos soldados brasileiros!!!

    Curtir

  53. Parabéns Nunca tinha visto nada igual! Me orgulho pelos nossos herois! Vida longa a todos!

    Grande abraço

    Miguel M. Kapp
    Americana SP

    Curtir

  54. Parabens pelo documentario feito na tv, muito bem montado e aborda um passado que a historia brasileira deveria ser contado em livros nas escolas, e mostra a coragem e bravura no fronte e ao mesmo tempo a generosidade para com os
    italianos necessitados. Isto tudo mostra bem o quanto o brasileiro sabe lidar com situacoes adversas, sem carregar odio proprio e sim maturidade.

    Curtir

  55. min orgulho muito de todos soldados que lutarao na II guerra e claro dos nossos soldados brasileiros, eu sempre assisto documentarios sobre o assunto mais acho muito pouco o que é apresentado que deveriam falar muito mais da bravura da FEB, como outros países fazem atraves de filmes etc. Um abraço a todos veteranos.

    Curtir

  56. Olá… vi o documentário na TV Câmara… sensacional. Sou de Passo Fundo – RS, aqui é a terra de um dos integrantes do III Batalhão do 11º RI, sd Fredolino Chimango. O campo em frente ao quartel do 20 aqui na cidade homenageia o bravo, que tombou em solo italiano. Parabéns pela produção e pelo site.
    Abraço e a cobra vai fumar!

    Curtir

  57. BOM DIA, NESTE DIA ACORDEI MUITO CEDO E TIVE O PRAZER DE VER A PROGRAMACAO DA TV A CABO AQUI O RIO, AO PASSAR POR ALGUNS CANAIS VI UMA CENA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, DEIXEI NO TAL CANAL E ME EMOCIONEI MUITO AO VER O QUE MEU PAI PASSOU NA GUERRA, SOU FILHO DO VETERANO WALLACE RODRIGUES PAES LEME, EM CERTO MOMENTO DO FILME VI MEU PAI EM CIMA DE UM TANQUE MEIO AGACHADO APERTANDA A MAO DE ITALIANOS ,TENHO A MESMA FOTO EM NOSSOS GUARDADOS E OUTRAS FOTOS, TENHO MUITO ORGULHO DE SER FILHO DE EX-COMBATENTE E VERDADEIROS HEROIS… QUE DEUS ABENCOE A TODOS E QUEM SABE UM DIA POSSAMOS VER ESTE DOCUMENTÁRIO EM UM CINEMA.. ( BRAVOS BRASILEIROS..)

    Curtir

  58. Mensagem: Assisti, um documentario, da FEB. e me emocionei, pela BRAVURA, pelo sofrimento pela dor e sobre tudo pela a perda de vidas, Homens que defenderam a democracia do MUNDO, jamais deverão ser esquecidos; deixo aqui um forte abraço paraaqueles que voltaram e mando um forte abraço por aqueles que lá ficaram eternamente.
    Getulio

    Curtir

  59. Hoje após assistirmos o documentário na tv Camara, eu e minha esposa nos sentimos orgulhosos de ser brasileiros, principalmente depois de ver a parte das 3 cozinhas! Divulgaremos para o máximo de pessoas possíveis. Uma historia assim não pode se perder no tempo; Um abraço e parabéns,
    Alex e Angélica

    Curtir

  60. Boa noite,
    Tenho 41 anos e devido a minha educação tive contato muito cedo com a história da FEB na Itália e a bravura de nossos soldados, mas ver o documentário além de me levar às lágrimas me encheu de orgulho e gratidão. Orgulho por ser brasileiro e gratidão pelo o que nossos pracinhas fizeram em solo italiano.
    Além de contribuirem decisivamente para a expulsão e derrota do Eixo deixaram um legado de solidariedade, respeito, amor ao próximo e religiosidade que até hoje é lembrado. Parabéns pelo excelente documentário que resgata um pouco da lembrança de nossos heróis tombados. Nossa pátria só tem a agradecer e a homenagear a esses grandes homens.

    Curtir

  61. Prezados Senhores :
    Assistindo o canal do senado, fatos da 2º Guerra Mundial em que se destaca a bravura dos nossos pacinhas, gostaria de congratular com os senhores por esse arquivo de nossa História. Parabens

    Curtir

  62. Meus parabens pelo trabalho fantástico. Fico revoltado quando vejo em nossos livros de histórias a ausência de tão grande epopéia da qual todos deveriamos nos orgulhar. O tendencioso esquerdismo tacanho e grosseiro que tomou conta de nossa cultura é, sem dúvida, um dos principais responsaveis por essa indiferênça.

    Curtir

  63. Olá caros amigos , ainda existem pessoas que lembram dos nossos herois, jamais poderá apagar esta gloria p/ nós. Leio sempre FEB na ITALIA.
    Grato Eng. Dercy, Parabens á todos.

    Curtir

  64. Adorei ter visto o documentario sobre a FEB,durante a segunda
    guerra, como faço para adquirir uma cópia desse documentario,
    hoje-03/09/2010,vi o filme e fiquei emocionado.

    Curtir

  65. Olá. Gostaria imensamente de obter o documentário, Como posso fazer? Os “pracinhas” brasileiros deveriam ser mais divulgados, pois foram combatentes importantíssimos para o mundo todo. Aguardo informações do DVD.

    Curtir

  66. A cobra fumou na 2º Guerra vocês são verdadeiramente heroes da nação
    Brasileira tens minha maior adimiraçâo.
    SENTA A PUA!!!!!!!!!!!!!!!!!MEU GALO!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  67. Amigos, confesso que passei pela TV Câmara sem querer e ao ver um homem de cabelos brancos sendo entrevistado julguei que fosse mais um comunista falando mal de militares. Parei um pouco e para minha GRATÍSSIMA surpresa, era um veterano da II Guerra. Grudei no documentário, chorei muito ao ouvir que nosso soldado foi zombado num desfile. Chorei muito ao saber que os negros americanos se surpreendiam com a camaradagem mestiça dos brasileiros. Chorei muito ao saber da nossa cozinha que chamavam primeiro as crianças para comer mingau, enquanto outros incendiavam o que sobrava. Chorei mais ainda quando um imbecil negou o uso do cinema da cidade porque não era cultura!!!!!
    Que país esses comunistas construiram! Acabaram com o orgulho da miscigenação, com o respeito aos militares e sua bravura. Cultura hoje é ver alguém tirar som do traseiro de uma galinha (Hermeto) e ser aplaudido!!!!
    Mas quero que saibam que há ainda muitos brasileiros que os respeitam por seus feitos, bravura, coragem, obstinação!! Mil vezes parabéns. Estou em pé, fazendo um merecida continência a todos vocês, orgulho de nossa querida pátria. Verdadeiros heróis não se abatam com o que vem da escória, que vem de baixo. Deus, que tudo vê, tudo sabe, já tem um batalhão com eles, do qual vocês fazem parte aqui na Terra. Parabéns outra vez!!!!!
    SAlve nossa amada F E B !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

    • Caro Maj PM – George!

      Os comentários do senhor, realmente soaram como verdadeiros versos de um manifesto pela valorização,dignidade,respeito,amor,compaixão pela figura humana e heróica do nosso ex-combatente. Estamos precisando de pessoas como o senhor que se emociona,reconhece nossos valores,e, acima de tudo bate no peito para falar e dizer o que sente e pensa desta atitude grosseira e insensível dos sem-memórias nesta pátria de meu Deus.

      Um grande abraço de mais um patriota

      Curtir

  68. Antes de tudo gostaria de parabenizar a iniciativa de abertura desta página. Ontem dia 02 de setembro tive à oportunidade de conhecer um pouco mais de nossa história, e realmente acreditar e ter orgulho em ser brasileiro. Emocionado pelos relatos ao assistir o documentário me veio à mente um trecho de nosso hino: “Verás que um filho teu não foge a luta e nem teme quem te adore a própria morte”. Sou filho de militar, e me envergonho pelo fato de não darmos o verdadeiro respeito e tributo merecido à memória do que foi a valorosa contribuição de nossos homens, no que representa o sentimento de liberdade, e acima de tudo a garantia de que mantivemos para outras gerações este direito. Agradeço a todos vocês e mesmo sem ter a verdadeira noção do que é viver as atrocidades da guerra, por ter tido a oportunidade de conhecê-los. E pedir a Deus que não aconteça, mas caso seja inevitável tal tomada de armas, ter ao meu lado companheiros como vocês ao meu lado.

    Marcio Salgado

    Curtir

  69. assisti ontem 02.09.2010 um filme sobre voces-expedicionários da FEB, na tv câmara. achei maravilhoso, me comovi ao ver um de nossos valorosos ex-combatentes comentar que em um dos desfiles deles alguem zombou dos mesmos. pobre ignorante quem zombou……..não tem idéia da bravura, do heroísmo, da glória de nossos amados soldados que deram a vida pela pátria em solo estrangeiro. abraços á todos…………..VIVA A FEB.

    Curtir

  70. Fiquei emocionado com o documentartio, nós brasileiros precisamos, aprender a valorizar àqueles que são dignos de ser chamados de HEROIS….
    parabéns Durval Jr

    Curtir

  71. Meu caro amigo

    Reuni aqui em minha casa 3 filhas e uma viúva de veteranos para assistirmos o Documentário… Foram momentos de grande emoção…Sem comentários…

    Que seu carinho, sua solidariedade, seu comprometimento com a FEB, cresçam sempre fazendo muito feliz a sua vida.

    Um abraço

    Zenaide, Ana Eliza Herthel, Maria Helena Nascimento, Mara Rodrigues da Costa, Elza Mendes

    Curtir

  72. eu adorei esse documentario pois mostra que o Brasil teve uma grande participaçao na historia da segunda guerra mundial parabens a todos voces

    Curtir

Deixe um comentário