1–2 minutos

A maior parte das fotografias pessoais oriundas da campanha FEB, que não possuem indicação de data e local no verso, são de difícil localização temporal e geográfica. Contudo, um certo elemento presente em muitas dessas imagens (como na foto acima) nos permite saber exatamente o local e o período aproximado em que muitas delas foram obtidas.

Terminada a guerra na Itália e o curto período de ocupação empreendido pela FEB, o 11º Regimento de Infantaria acantonou em um antigo quartel do Exército italiano, chamado pelos brasileiros de Caserna Cabaneta, em Il Christo, nas vizinhanças de Alessandria. O S/3 do regimento registrou o estado deplorável das instalações:

 “muito bombardeado, sem água, sem luz, esgotos defeituosos e paredes e janelas e telhados em mau estado. Aí íamos permanecer quarenta dias“. [1]

Neste local foram tiradas muitas fotografias pelos integrantes do regimento mineiro, facilmente identificadas pelo muro que circunda as instalações, e que podem ser datadas, com boa precisão, entre os dias 5 de maio e 19 de junho de 1945. (vide as anotações do diário do Major Ruy de Oliveira Fonseca). [2]

Tropa do 11º RI em Caserna Cabaneta
Tropa do II Batalhão do 11º RI – coleção do veterano Elias José do Couto. (Foto gentilmente cedida por sua filha, Carmen Couto).
Missa Campal do 11º RI em Alessandria
Missa campal em Caserna Cabaneta, com o muro visível ao fundo. (Coleção do Major Ivan Esteves Alves).
Tropa do 11º RI em Caserna Cabaneta
Outra foto, de uma tropa desconhecida, onde o muro do aquartelamento aparece com nitidez. (foto gentilmente cedida por Zenaide Duboc).

[1] ALMEIDA, Adhemar Rivermar de. Montese: marco glorioso de uma trajetória. Bibliex, 1985.  p. 176.

[2] FONSECA, Ruy de Oliveira. Uma Face da Glória: reminiscências e diário de campanha. Ágora da Ilha, 2002. pp. 197-210.

Avaliação: 4 de 5.

Uma resposta para “Caserna Cabaneta”.

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho algumas do meu avô em alessandria, querendo para compartilhar, me contat. Facebook Pedro Lages Moreira. Att,11, ii btl, 5a cia.

    Curtir

Deixe um comentário