1–2 minutos

A trajetória da FEB na Segunda Guerra Mundial teve início sobre rodas. A primeira cidade de porte considerável libertada pelo Destacamento FEB foi Massarosa, em 16 de setembro de 1944. A população italiana recebeu em festa a chegada dos blindados M-8 Greyhound do 2º Pelotão de Reconhecimento, comandados pelo tenente  Belarmino, identificados pelo símbolo do Cruzeiro do Sul e o “Viva Brasil” escrito à mão, com giz, no paralamas. Foi apenas uma das dezenas de cidades da Toscana libertadas pelos pracinhas do Destacamento FEB.

Passados 79 anos, uma dessas viaturas históricas jaz abandonada de forma quase inacreditável no Brasil: o blindado “Leão do Norte”. A peça histórica apresenta sinais de furto ou depredação, como os pneus murchos/furados, o engate traseiro sumido, bem como faróis e outros apetrechos em falta. O M-8 encontra-se em Valença (RJ), na Rua Geraldo de Lima Bastos, 999, local conhecido como “Praça do Exército”, repleto de fezes, e que, aparentemente, também abriga os latões de lixo da prefeitura municipal.

O “Leão do Norte” venceu os nazistas, mas foi derrotado pelo abandono dos seus compatriotas. É o triste retrato de uma nação que despreza a sua História.

Nossa esperança é que alguma instituição ou empresa possa “adotar” o blindado, recuperando-o e expondo-o à visitação pública num local digno da sua relevância histórica.

Fotos enviadas pelo amigo historiador Giovanni Latfalla.

Blindado da FEB em Montese
Blindado M-8 da FEB durante a conquista de Montese (abril de 1945)

Avaliação: 1 de 5.

Assine o blog para receber as atualizações.

2 respostas para “Salvem o “Leão do Norte”!”.

  1. Avatar de Bequer
    Bequer

    O descaso é parecido no MMCL no Rio. As viaturas estão em péssimo estado. Os M-8 americanos e os fabricados pela Bernardini estão com os pneus murchos e seus chassis estão amparados por estacas de metal. O telhado de metal que protege os veículos está a ponto de ruir, fui alertado por um militar. Até o veículo do Mascarenhas está daquele jeito. Estão muito degradados. O Sherman é corrosão pura. É triste.

    Curtir

  2. Avatar de Antonio Morales
    Antonio Morales

    Os comandantes ao invés de se preocupar em agradar a esquerda, receber com honras ditadores narcotraficantes poderiam se preocupar com a memória mas, se tornaram meros funcionários públicos envolvidos com política partidária

    Curtir

Deixe um comentário