2–3 minutos

O Embarque do 1º Escalão da FEB

O próximo 2 de julho marca o aniversário de 80 anos da partida do 1º Escalão da FEB para a guerra. Algumas controvérsias marcam essa data histórica. Qual ou quais razões levaram à escolha da tropa que seguiria em primeiro lugar para o campo de batalha? Qual regimento embarcaria em primeiro lugar: o 1º Regimento de Infantaria (RJ), o 6º Regimento de Infantaria (SP) ou o 11º Regimento de Infantaria (MG)? Quem comandaria o destacamento precursor?

Houve mal-estar durante reunião secreta no Ministério da Guerra, quando o general Kröner, adido militar americano, passou os detalhes do escalonamento da FEB. Segundo o coronel Lima Brayner, chefe do Estado-Maior da 1º DIE, “o general Mascarenhas ouvia a tudo, como se estivesse transportado a um outro mundo”. Ao ter ciência de que não acompanharia o 1º Escalão, ele não se conteve: “Quando eu falei ao general Dutra, ministro da Guerra, da necessidade de eu embarcar com o 1º Escalão, opôs-se ele a essa ideia. Somente minha obstinação o demoveu dessa posição”, escreveu em suas memórias. O cioso militar gaúcho julgou tratar-se de manobra para alijá-lo do comando da expedição nacional, em prol do general Zenóbio da Costa.

Decidiu-se compor o 1º Escalão com o 6º Regimento de Infantaria, o II Grupo de Artilharia, a 1ª Cia do 9º Batalhão de Engenharia, mais frações de outras Armas e Serviços, e elementos auxiliares. Conforme avaliação de Lima Brayner, escolhera-se o Sexto entre os três regimentos por questões de manutenção do sigilo, ligadas à personalidade dos seus comandantes, pois Segadas Vianna era “homem de temperamento moderado, pouco loquaz, às vezes até taciturno”; Delmiro Pereira fora preterido por não ter frequentado o curso de emergência de Infantaria no Forte Benning (EUA), enquanto Caiado de Castro “era tido como boquirroto, extrovertido”.

Embarque do 1º Escalão da FEB
2° sargento Eugênio Antônio Chester, da Cia de Comando do 1° Batalhão/6° RI. Foi o primeiro expedicionário a embarcar no USS General Mann (foto do National Archives colorizada por nosso blog).
Tropa do 6º RI embarque da FEB
Tropa do 1º Escalão da FEB no Cais do Porto do Rio de Janeiro, aguardando a vez para o embarque, que aconteceu nas noites de 28, 29 e 30 de junho de 1944 (National Archives).

Afinal, as avaliações de Mascarenhas de Moraes e Lima Brayner estão corretas? Deixe a sua opinião nos comentários.

Nosso Guerreiros da Província traz algumas respostas que não constam dos livros de História.

Assine o blog para receber as atualizações!

Deixe um comentário