História da FEB

A Banda de Música da FEB

 banda-2

Testemunho sobre a pouco conhecida Banda de Música da FEB e seus 57 integrantes, que prestaram relevantes serviços à 1ª DIE durante a guerra na Itália, particularmente junto à população civil.

De todas as unidades da FEB, houve duas que se sobressaíram pela rapidez de infiltração entre as famílias italianas  — foram a Cia de Manutenção e a Banda de Música. Esta última era assombrosa. Vinte e quatro horas depois de chegar a Banda em qualquer lugar, já se podiam ver os músicos inteiramente à vontade nas casas da vizinhança, “de dentro”, como se fossem velhos conhecidos. Talvez a afinidade pela arte lhes valesse como uma apresentação, e o simples fato de passar com um trombone ou violão sob o braço atraísse a atenção e a simpatia, abrindo-lhes as portas. Naturalmente, eles logo aprenderam a falar:”Io sono musicista“. O resto era fácil. Diziam mesmo que, se deixassem, a Banda se infiltraria pelo norte acima e tomaria Bolonha muito mais depressa que a Infantaria.

banda

Apresentação da Banda de Música da FEB ao General Willis D. Crittenberger, Comandante do IV Corpo (local e data desconhecidos)


Fonte: A Epopéia dos Apeninos, de José de Oliveira Ramos. Gráfica Laemmert

Fotos: Coleção da Major Elza Cansação Medeiros.

Categorias:História da FEB

Marcado como:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s