História da Força Expedicionária

Milagre em Santa Anna: Verdade Histórica da FEB

Milagre em Santa Ana

Poucos são os registros conhecidos das operações Aliadas próximas ao litoral da Ligúria em setembro de 1944, tanto por parte dos norte-americanos quantos dos brasileiros. Tal carência se deve ao emprego de tropas de constituição provisória (Task Force 45, Task Force 92 e o Destacamento FEB), cujas breves campanhas acabaram descritas de forma genérica e resumida.

O próprio relatório das ações do 6º RI nesse período é sucinto, lamentavelmente pobre em minúcias. Após a conquista de Camaiore e do Monte Prana, quase nada se sabe a respeito das operações do Destacamento brasileiro no limite com a Task Force 45, pois os olhares se voltaram para os combates no Vale do Rio Serchio. O setor foi esquecido.

Mais de 60 anos depois, os eventos da guerra na Toscana tiveram súbita fama internacional graças ao filme Milagre em Santa Anna (2008), baseado no livro de ficção homônimo de James McBride: Miracle at St. Anna (2003). A película incutiu no imaginário popular a história de uma tropa da 92ª Divisão americana envolvida em violentos combates nessa área.

Livro James McBride
A obra de ficção de James McBride foi adaptada por Spike Lee para o cinema.

Decidimos separar os fatos da ficção presentes tanto no filme de Hollywood quanto no livro que lhe serviu de base. Para tanto, fomos buscar a quase desconhecida History of the IV Corps no United States Army War College and Carlisle Barracks – US Army Center of Military History (CMH). Cruzamos as informações obtidas com o Report of 1st Infantry Division Brazilian Expeditionary Force, do Brazilian Liaison Detachment (BLD), importado do National Archives no Reino Unido. No Brasil, pesquisamos no Relatório da Campanha do 6º Regimento de Infantaria, presente no Arquivo Histórico do Exército (AHEx).

Todo esse esforço foi recompensado, pois foi possível reproduzir um fato inédito, que contradiz o senso comum arraigado pela cinematografia ficcional americana, diretamente relacionado à ação dos bravos do 6º Regimento de Intantaria (SP).

Subunidade do II Batalhão do 6º RI
Tropa do 6º Regimento de Infantaria durante os treinos no Brasil. Foto do álbum do veterano Justino Alfredo.

A historiografia nacional deixou passar em branco um fato notável em relação às conquistas do valoroso regimento paulista.

Nós não deixaremos.


Avaliação: 4.5 de 5.

Assine o nosso Blog para receber as atualizações!

1 resposta »

  1. Bom dia. Como eu ficaria feliz se conseguisse localizar meu pai nessa foto. Tenente Mario Cabral. Patrulha Cabral que vc mencionou em um dos seus livros. Abraço

    Obter o Outlook para Androidhttps://aka.ms/AAb9ysg


    Curtir

Deixe um comentário