Operação Brasil

O Carrasco do Brasil

Jamais tantos brasileiros foram assassinados, em tão pouco tempo, por ordem direta de uma mesma pessoa, quanto em meados de agosto de 1942. No comando do U-507, o capitão-de-corveta Harro Schacht desencadeou um violento ataque contra a navegação de cabotagem brasileira, torpedeando e afundando cinco navios de transporte de carga e passageiros entre 15 e 19 de agosto. Mais de 600 brasileiros (homens, mulheres e crianças) pereceram nesses ataques, ora devido a explosão dos torpedos, ora por afogamento, ora devorados por tubarões.

Foram precisos mais de 80 anos para que essa ação covarde, que provocou a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, pudesse ser retratada em uma produção audiovisual estrangeira. A série de documentários 1942, de Marc Ball e Véronique Lagoarde-Ségot, estreia na programação do canal de televisão franco-alemão Arte Channel em 1º de março de 2023.

O quinto episódio da série, que reconstitui esses eventos terríveis, foi inspirado no livro Operação Brasil: o ataque alemão que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial, cujo resumo pode ser lido no artigo Crossroads of War.

SINOPSE

“Civis de todos os lados relatam o ano de 1942, um momento crucial quando a guerra se tornou global. Uma comovente polifonia documental. Quinta parte: de agosto a novembro de 1942. O mundo afunda na selvageria e os valores morais entram em colapso junto com o preço da vida humana.

Harro é um dos comandantes alemães encarregados de torpedear barcos de abastecimento americanos. Em busca de presas, ele se aproxima da costa brasileira e ataca civis. Chocado, o Brasil vai à guerra. Para os homens do campo, duas escolhas são essenciais: partir para a luta ou colher borracha na Amazônia. Manoel prefere a segunda opção, onde também o espera o horror […]”.

A série documental foi produzida utilizando raros filmes de época, além de muita originalidade e sensibilidade, fazendo-a merecedora de justos elogios da crítica especializada. Para assistir gratuitamente o documentário, por enquanto com áudio e legendas apenas em alemão e francês, clique neste link. Contudo, é preciso que o seu PC ou smartphone tenha VPN instalado — software mais do que conveniente em tempos de censura digital e ditatorial crescente no Brasil —, pois a série ainda não está disponível para o público nacional.

Alguém poderia perguntar se finalmente os mitos acerca da responsabilidade pelos afundamentos na costa brasileira — do tipo: foram os “estadunidenses!” — finalmente serão enterrados após esta produção do canal franco-alemão. Achamos pouco provável, pois persistem na Educação brasileira os mesmos vícios que transformaram boa parte dos cursos de História em laboratórios de militância política e social.

Justamente por isso, as reais origens da ação do U-507 ficaram ocultas do público por quase oito décadas, até o lançamento de Operação Brasil.

Justamente por isso, os mitos de motivação ideológica continuarão povoando o imaginário das salas de aula nacionais.

Gostou?

Compartilhe o post junto aos amigos!

11 respostas »

  1. Não como ignorancia ideilogica mas, ouve muita falta de investigacao, por parte dos brasileiros, os dirigente da nação na época. E devemos entender que, em todo cofrito, existe interesse das duas partes em enrolar alguém, para que possa se interessar ou, se sentir ofendido e entrar no conflito pelo qual não havi se interessado ate então. Não estou afirmando, mas, durante todos meus quase 80 anos, li sobre esses epsodios hediodos e não cosegui entender quem foi o ideisador dessa agressão contra nossa pátria, causando tanta dor a nosa nação. Nao culprm a ideologia de direita ou de esquerda, todos que saber sim, quem teve na época, tanto interesse de nos involver na guerra e com que proposito.

    Curtir

  2. Muito interessante. Eu nunca estudei isso. Quero saber mais sobre esse horrendo fato que os brasileiros daquela época vivenciar. O problema da educação partidária é muito serio.

    Curtir

  3. Minha mãe aparece no documentário, a menina Walderez que se salvou em caixa de madeira de transporte de leite condensado da Nestlé aos 4 anos.

    Curtir

  4. Concordo com toda a explanação sobre a ideologia de ignorância política tupiniquim, tanto de direita quanto de esquerda. Fico abismado com essa “castração” de conhecimento da nossa própria história. Mas não podemos esquecer e, acredito que mereça um acréscimo nos anais, que os submarinos italianos também provocaram tantas mortes quanto os alemães. Parabéns por não nos deixar esquecer que temos história e ela deve ser contada publicamente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s