Quando uma narrativa se transforma em verdade histórica
Poucos episódios da História do Brasil exerceram influência tão profunda sobre o imaginário nacional quanto os torpedeamentos de navios mercantes ocorridos em agosto de 1942. Durante décadas, gerações de brasileiros aprenderam que a tragédia teria sido o resultado de uma ordem pessoal de Adolf Hitler ao comandante do submarino U-507, capitão Harro Schacht. A afirmação foi reproduzida em livros, reportagens, documentários e trabalhos acadêmicos, consolidando-se como uma verdade aparentemente incontestável. Na prática, a desinformação prevaleceu no embate contra a história real ao longo de várias décadas.
Esta postagem propõe um reflexão ao leitor: até que ponto devemos acreditar piamente no conteúdo dos livros de História e nas publicações e discursos da imprensa tradicional?

A reportagem que moldou o imaginário brasileiro
Escrever sobre a História do Brasil nunca foi uma tarefa simples. No campo da História Militar, a situação torna-se ainda mais delicada. Não são raros os casos em que universitários e historiadores precisam adaptar os seus trabalhos e projetos aos caprichos e expectativas das instâncias acadêmicas responsáveis pela concessão de bolsas e financiamentos.
Da mesma forma, premiações literárias e jornalísticas frequentemente são distribuídas mediante regras não escritas, em especial as que privilegiam o status do autor, o assunto e o enfoque escolhido. Em tais certames, a qualidade e originalidade da pesquisa ocupa posição secundária, pois vale mais a obediência a certos preceitos e ritos. Deve-se obedecer à risca a “História Oficial”, temperando-a de forma palatável ao ecossistema intelectual.
Como consequência, episódios decisivos da história nacional acabam sendo interpretados por meio de narrativas simplificadas ou fortemente influenciadas pelo contexto político e ideológico em que foram produzidas. Vamos analisar uma das muitas.
Em 1971, a série “Assim foi iniciada uma guerra”, publicada pelo Jornal do Brasil, conquistou o Prêmio Esso de Reportagem, um dos mais importantes do jornalismo brasileiro.
Sua principal conclusão era categórica:
“Foi uma ordem pessoal e direta de Hitler ao capitão Harro Schacht, comandante do submarino U-507, que determinou o torpedeamento de seis navios mercantes brasileiros.”
A reportagem foi além. Segundo o seu autor, Schacht teria sido enviado em uma “missão secreta”, supostamente apoiada por “fascistas brasileiros”, cuja finalidade seria intimidar o governo Vargas e impedir uma aproximação definitiva entre Brasil e Estados Unidos.
A premiação conferiu enorme credibilidade à série. Pouco a pouco, a sua interpretação ultrapassou o ambiente jornalístico e passou a integrar livros didáticos, obras de divulgação histórica, documentários e pesquisas acadêmicas. Com o passar dos anos, a hipótese converteu-se em verdade histórica, endossando-se a versão jornalística.
Mas essa narrativa resiste ao confronto com as fontes primárias? O que de fato mostra a documentação original alemã?
O que dizem os documentos alemães?
Tais perguntas motivaram uma extensa pesquisa documental diretamente nas fontes originais alemãs. Durante investigação realizada no Bundesarchiv, foram examinados documentos da Kriegsmarine, registros do Oberkommando der Wehrmacht (OKW), diários de guerra de submarinos e comunicações militares da época.
O resultado foi surpreendente, pois a documentação consultada não mostrou a existência de qualquer ordem pessoal de Adolf Hitler determinando especificamente o torpedeamento dos navios brasileiros. Pelo contrário, uma colossal missão de retaliação submarina contra o Brasil acabou abortada por ordem do Führer. Da mesma forma, não foi localizada documentação alguma que sustentasse a alegada “missão secreta” atribuída ao comandante Harro Schacht ou qualquer referência ao suposto envolvimento de “fascistas brasileiros” na operação.
Na melhor das hipóteses, o autor usou e abusou da imaginação.
As descobertas constituíram a base documental do livro Operação Brasil – O ataque alemão que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial, posteriormente utilizado como referência por diversos historiadores de escol, entre eles o notável e saudoso brasilianista norte-americano Frank D. McCann, em sua obra Irmãos de Armas. O livro também serviu de base para a série de documentários 1942, de Marc Ball e Véronique Lagoarde-Ségot, exibida no canal de televisão franco-alemão Arte Channel.


Por que a versão do Jornal do Brasil ganhou tanta força?
Responder a essa pergunta exige compreender como funcionam os processos de construção das narrativas históricas. A desinformação raramente se apresenta sob a forma de uma mentira completamente inventada, pois em muitos casos, ela combina fatos verdadeiros com interpretações parciais, omissões e conclusões que ultrapassam aquilo que as fontes efetivamente demonstram.
Entre as técnicas mais conhecidas estão as seguintes:
- Demonização do adversário: manobra que transforma o oponente em uma figura maligna, desumana ou uma ameaça existencial. O objetivo não é apenas vencer um debate, mas incitar o ódio, impedir o diálogo e justificar qualquer ação contra o “inimigo”.
- Criação de bodes expiatórios: tática de desinformação em que um indivíduo é injustamente culpabilizado por problemas sistêmicos, crises ou falhas estruturais. O objetivo é desviar a atenção das causas reais e proteger os verdadeiros responsáveis, manipulando a opinião pública.
- Uso de meias-verdades: consiste em forjar uma situação que contém um fundo de realidade, mas omitindo dados cruciais, contexto ou intenções. Tem o objetivo de manipular o público ao apresentar uma informação incompleta, induzindo a conclusões precipitadas ou errôneas.
Nesse contexto, atribuir diretamente a Hitler a responsabilidade pelos ataques atendia a uma narrativa de fácil assimilação pelo público. Reforçou-se a imagem do ditador como responsável direto por todos os acontecimentos relacionados à guerra, com o apoio dos “fascistas brasileiros”.
Desmascarar essa narrativa tendenciosa não significa minimizar a responsabilidade do líder nazista pelo conflito mundial ou pelos inúmeros crimes cometidos pelo III Reich. Significa reconhecer que cada afirmação histórica deve ser sustentada por documentação correspondente. Sobretudo, importa alertar o leitor quanto às diferentes formas de manipulação da história nacional que abundam nos livros didáticos. A memória Força Expedicionária Brasileira (FEB) não ficou imune a décadas de processos manipulativos típicos da desinformação.
Mas está já é outra história
História e Desinformação

Outro elemento que amplia esse debate aparece no livro 1964 – O Elo Perdido, de Mauro “Abranches” Kraenski e Vladimír Petrilák.
Baseando-se em documentos oriundos dos arquivos dos antigos serviços secretos da União Soviética e da Tchecoslováquia, a obra prova que o jornalista responsável pela série premiada fora recrutado pelo serviço de Inteligência tchecoslovaco (StB) durante o seu período de exílio na Europa — justamente durante a produção do conteúdo para o Jornal do Brasil.
Tal informação, com base em fontes primárias e irrefutáveis, acrescenta um novo componente à discussão: a possibilidade de que a disputa ideológica da Guerra Fria também tenha influenciado determinadas narrativas sobre acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Naturalmente, essa informação também deve ser analisada criticamente, confrontada com suas respectivas fontes e inserida em seu contexto histórico.
Outra pergunta permanece em aberto: como foi possível a um militante exilado receber tamanho prêmio em 1971, durante a vigência do AI-5 e no auge dos “Anos de Chumbo”?
A importância das fontes primárias na luta contra a desinformação
A História não é construída pela repetição automática de antigas versões. Ela avança quando novas evidências surgem, documentos são desclassificados e pesquisadores retornam às fontes originais. Questionar interpretações consolidadas não significa reescrever a História por conveniência. Significa exercer o princípio fundamental da pesquisa histórica: confrontar hipóteses com documentos. Foi exatamente esse procedimento que orientou a pesquisa realizada na produção de Operação Brasil.


Ao longo do tempo, reportagens premiadas, livros consagrados e interpretações amplamente difundidas podem adquirir aparência de verdade definitiva. Entretanto, nenhum consenso substitui a força das fontes primárias.
A História permanece aberta à revisão sempre que novos documentos são encontrados ou quando documentos antigos passam a ser examinados sob novas perspectivas e, sobretudo, com idoneidade e honestidade intelectual.
A advertência de William Shakespeare continua atual aos que acreditam piamente em certas versões do passado e do presente nacional veiculadas pela “grande” imprensa:
“Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a sua vã filosofia.”







Deixe um comentário