Dönitz e a Operação Brasil
Paris, 3 de junho de 1942 Há exatos 80 anos, Karl Dönitz, Comandante da Força de Submarinos, recebeu com desconfiança a proposta de ataque à navegação brasileira formulada pelo Comando da Marinha alemã. Embora estivesse de acordo com a montagem de uma ação de guerra antecipada contra o Brasil, acreditando que o ataque tivesse boas…
Mitos e Negligências
A história do Brasil na Segunda Grande Guerra teve início há 80 anos, mais precisamente em 18 de maio de 1942, quando o submarino italiano Barbarigo atacou o navio mercante brasileiro Comandante Lyra, ao largo da costa do Brasil. Curiosamente, o comandante do U-boat era um… brasileiro! Descendente de imigrantes italianos, Enzo Grossi nasceu em…
No Limiar da Guerra
Em meados de 1942, a situação política interna do Brasil era como um barril de pólvora prestes a explodir. Getúlio Vargas, líder do Estado Novo, sofrera um sério acidente automobilístico em 1º de maio: “Recebeu uma contusão sem gravidade”, publicou o jornal A Noite. Embora a imprensa tenha procurado atenuar a gravidade dos ferimentos em…
Karl Ritter: o embaixador nazista
Karl Ritter (1883-1968) era o principal representante do governo alemão no Brasil desde junho de 1937, quando chegou ao Rio de Janeiro para assumir o posto de Embaixador. Não era um diplomata de origem, mas um burocrata membro do NSDAP (Partido Nazista), afinado com a ideologia do seu partido. Segundo o professor Frank D. McCann,…
O “Pearl Harbor” Brasileiro
Em 15 de junho de 1942, há quase 80 anos, o almirante Erich Raeder, comandante-em-chefe da Kriegsmarine, saiu esperançoso de uma conferência com Adolf Hitler no Castelo de Berghof. Seu plano de ataque ao Brasil finalmente ganhara o sinal verde do líder nazista. Uma dezena de U-boats logo deixaria os portos franceses do Atlântico com…
O ataque alemão que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial
Assine o blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.