História da FEB

Quantas medalhas americanas foram entregues à FEB?

Cabo Marcílio Luiz Pinto, do 6º RI, agraciado com a Silver Star por ação de bravura durante uma patrulha na Torre de Nerone. Recebeu, ainda, duas Cruzes de Combate (1ª e 2ª categoria). Paulista da minúscula Caconde, na divisa com MG, foi um dos muitos bravos caipiras da Expedição nacional.
Marcilio Luiz Pinto, Cabo, Força Expedicionária Brasileira. Por bravura em ação, em oito de novembro de 1944, na Itália: Quando membro de uma patrulha em missão de reconhecimento nas vizinhanças da Torre de Nerone, Itália, o Cabo Pinto participou de um ataque de surpresa a uma posição inimiga. Sem se preocupar com sua segurança pessoal, avançou sobre um ponto forte inimigo e capturou vários prisioneiros, bem como o seu respectivo equipamento. Demonstrando sangue frio sob o fogo, o Cabo Pinto fez recuar uma patrulha que tentou libertar os prisioneiros, e durante a ação matou vários inimigos. Com outros membros da patrulha, trouxe os prisioneiros e o equipamento capturado para as linhas amigas. O Cabo Pinto, pela sua ação de bravura, reflete a confiança em si próprio e está de acordo com as altas tradições dos Exércitos Aliados.
Citação do V Exército ao pracinha brasiuleiro.

Eis uma dúvida comum entre os estudiosos do tema FEB. Por incrível que pareça, após quase 80 anos decorridos da estreia em combate dos brasileiros, jamais foi publicada uma relação completa dos recipiendários das medalhas disponibilizadas pelo Exército dos Estados Unidos ao Brasil.

Vamos aos modelos das principais medalhas americanas com que os pracinhas brasileiros foram agraciados:

Estrela de Bronze (Bronze Star)

A Estrela de Bronze é uma condecoração militar das Forças Armadas dos EUA outorgada por bravura, atos de mérito ou serviço meritório. Quando outorgada por bravura, é a quarta mais importante medalha na ordem de precedência das condecorações militares norte-americanas. A condecoração foi criada em 4 de fevereiro de 1944 pela Ordem Executiva nº 9419, e é outorgada a qualquer pessoa que preencha as seguintes qualificações, enquanto em serviço em qualquer função, na ou com as Forças Armadas:

  • Distinção por serviços ou atos heróicos, não envolvidos com missões aéreas, ligados a operações militares contra um inimigo armado.
  • Distinção enquanto participante de operações militares envolvidas em conflito contra uma força armada oponente, no qual os Estados Unidos não sejam um das partes beligerantes.

Estrela de Prata (Silver Star)

A Medalha Estrela de Prata é concedida por bravura, durante a ação contra um inimigo dos Estados Unidos, durante o envolvimento em operações militares, envolvendo conflito contra uma força estrangeira adversária, ou durante o serviço com forças estrangeiras amigas, envolvidas em um conflito armado contra uma força armada adversária em que os Estados Unidos não são uma parte beligerante. A Medalha Estrela de Prata é concedida por atos singulares de valor ou heroísmo durante um breve período, como um ou dois dias de batalha.

Cruz de Serviço Notável (Distinguished Service Cross)

A Cruz de Serviço Notável (DSC) é a segunda mais alta condecoração militar do Exército dos Estados Unidos. Destina-se a militares que demonstram heroísmo extraordinário em combate contra uma força armada inimiga. As ações que merecem a Cruz de Serviço Notável devem estar acima das exigidas para todas as outras condecorações de combate dos EUA, mas que não atendam aos critérios exigidos para a Medalha de Honra. A Cruz de Serviço Notável do Exército é equivalente à Cruz da Marinha dos Serviços Navais, à Cruz da Força Aérea das Forças Aéreas e Espaciais e à Cruz da Guarda Costeira.

Processo de seleção

As propostas dos candidatos para receber as medalhas americanas eram enviadas pelas unidades expedicionárias ao comando da FEB, que enviava uma relação dos selecionados ao Comando do IV Corpo. Este, por sua vez, remetia outra relação ao Comando do V Exército. Em todos os escalões, era feita rigorosa seleção, por meio de questionários que avaliavam individualmente cada caso.

Eis o total das três principais medalhas americanas com que os pracinhas foram agraciados, por iniciativa do Comando brasileiro, com base na documentação das unidades expedicionárias guardada pelo Arquivo Histórico do Exército — que gentilmente apoiou este trabalho investigativo. Não constam dessa relação outros modelos de medalhas entregues por iniciativa do comando americano, como a Medalha do Coração Púrpura, entregue aos feridos ou mortos em combate.

Cabe ressaltar que a famosa Medalha de Honra é uma condecoração exclusiva dos membros das Forças Armadas dos EUA.

P.S. Lista atualizada em 12 fev. 2024, com o auxílio providencial do amigo Cesar Campiani Maximiano.

6 respostas »

  1. Boa noite Durval,

    Excelente postagem! Muito obrigado por tê-la compartilhado comigo. Forte abraço e uma ótima semana!

    Marcos Renault

    Curtir

  2. Boa tarde. Poderia me informar se o meu pai. Tenente Mario Cabral de Vasconcelos recebeu alguma medalha pelo EUA. Obrigado por uma resposta.

    Obter o Outlook para Androidhttps://aka.ms/AAb9ysg ________________________________

    Curtir

      • Boa noite. Ele não gostava de comentar o ferimento. Tudo indica que foi uma granada. Ele perdeu dedos da mão direita e ficou com sequelas no braço. Nunca gostou de falar do que fez. Porém alguns amigos de farda o chamavam de Herói do 6 Ri. Abraço

        Obter o Outlook para Androidhttps://aka.ms/AAb9ysg ________________________________

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário