A Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes foi criada por uma decisão do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB), em sessão de 14 de agosto de 1969 (no ano seguinte ao falecimento do oficial), com a finalidade de homenagear de forma permanente, objetiva e condigna, pessoas físicas e jurídicas, que tenham prestado significativos serviços à FEB, ou que venham a prestar relevantes serviços à Associação ou à classe por ela assitida.
“A elevada expressão dessa homenagem que os veteranos da FEB prestam a alguns de seus colaboradores, está bem sintetizada no nome escolhido para definir a condecoração: o de nosso próprio comandante, figura impecável de soldado e de chefe insuperável, que não deixamos de admirar e reverenciar”. (texto que acompanha a medalha)

Entrega da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes ao administrador desta página, ladeado pelos veteranos José Maria da Silva Nicodemos (Esq.) e Antônio de Pádua Inham (Dir.)
Durante mais de três décadas de efetivo serviço no Exército Brasileiro, tive a felicidade de ser agraciado com uma série de medalhas e diplomas por razões variadas — boa parte delas por conta de “bons serviços prestados”. Porém, na minha modesta concepção, o ato de prestar bons serviços é uma obrigação não só do militar, mas de qualquer profissional.
Assim, ao receber a medalha das mãos de um veterano da FEB, fiz questão de destacar aquele momento especial aos presentes. Diferente de todas as homenagens recebidas anteriormente — sem desmerecer nenhuma delas — esta foi, de longe, a mais significativa. Ao invés de uma formalidade burocrática, ela representa um ato de coração de homens que fizeram a história da humanidade.
Agradeço aos ex-integrantes do “Lapa Azul”, presentes e ausentes, a distinção recebida. Em especial, aos veteranos José Maria da Silva Nicodemos e Antônio de Pádua Inham — que por um capricho do destino aniversariam no mesmo dia (26 Set), com três anos de diferença. Rogo ao Senhor a graça de poder trabalhar ainda mais em prol da memória da Força Expedicionária Brasileira, honrando o nome do seu ilustre Comandante.
___________________________
Saiba mais sobre o último conflito mundial lendo os nossos livros:
Categorias:História do "Lapa Azul"
Boa Noite
Sr’s Membros da Associação
Sou Oficial de Carreira do Exercito e mantenho em minha alma a honra de permanecer ativo junto aos Heróis Ex Combatentes de nossa Pátria. Com esta aproximação e assistência aos Militares do Passado fui agraciado com as mais valiosas medalhas. Dediquei mais de vinte anos da minha vida militar para acompanhar o heroísmo em terra estrangeira dos brasileiros e desta forma espelhei meus movimentos quando estive integrando a Missão de Paz da ONU no Haiti. Diante de honraria que destaca a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes fico tentado em questionar junto a Associação a possibilidade do agraciamento.
Permaneço no aguardo e otimista pelo contato.
Robson. (robson.ferraro@gmail.com)
CurtirCurtir
Ola Bom Dia…
Moro em Rosário Oeste MT e informo a vocês que ainda temos a honra em ter em nosso meio um EX COMBATENTE VIVO..O Sr: ANTONIO ABDON ( 93 anos) ..que recentemente recebeu com todas as horas a Medalha Marechal Mascarenha de Morais. por intermédio da 30 CSM .
CurtirCurtir
Você Merece! Parabéns!
CurtirCurtir
Parabéns Durval ,é graças a pessoas como tu que o que haveria de fazer parte dos livros de história não caia em esquecimento,conheço alguma coisa da FEB graças a ti,tu és um exemplo no Brasil e como tu por aqui também há “alguns” que merecem todo o meu apreço.
CurtirCurtir
Grande Rui Estrela, obrigado pela divulgação da obra em Portugal. Ora pois!
CurtirCurtir
Parabéns!!!! Muito merecido!!!!
CurtirCurtir