Músicas da FEB

Canções Esquecidas do Brasil na Guerra – I

A primeira metade dos anos 1940 foi pródiga na criação de canções patrióticas, verdadeiros tesouros hoje esquecidos.

Nosso Blog oferecerá aos seus seguidores uma série de matérias fazendo um breve relato dessas composições. A primeira delas é o dobrado Pelo Brasil, pela Vitória (1942), de Caio Lemos e Humberto Teixeira — que em breve faria sua notável parceria com Luiz Gonzaga pelos caminhos do baião.

Esta canção, interpretada por Moraes Neto, faz parte da coletânea Brasil – Canto de amor (1991), da Revivendo Discos. O dobrado foi lançado em outubro de 1942, quando o Brasil recém declarara guerra à Alemanha e à Itália. Foi a primeira canção patriótica lançada com o país oficialmente beligerante.

O filme histórico que ilustra o post mostra trechos de desfiles da FEB e do Exército Brasileiro em 1944 — alguns pouco antes do embarque do 1º Escalão. É possível identificar os holofotes Sperry, viaturas tratoras Ford, os novos obuseiros de 105 mm e de 155mm, junto de blindados Stuart e M-3 — todos recebidos dos EUA. Os famosos canhões alemães Krupp, de 88mm, também são destacados na película.

Moraes Neto, intérprete de “Pelo Brasil, Pela Vitória”.

Categorias:Músicas da FEB

Marcado como:

2 respostas »

  1. Canção interessante! Apenas no começo e no fim do vídeo os desfiles militares parecem ser da década de 1950 até a de 1970!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s