A FEB no King’s College de Londres
Há muito tempo deixou de ser novidade falar a respeito do baixo nível da Educação brasileira. O país está sempre ocupando os últimos lugares dos rankings que avaliam a Educação pelo mundo. Por razões sibilinas, o estudo relevante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) quase não encontra lugar nesse universo. A boa notícia é que há brasileiros capazes de vencer os obstáculos que tal sistema erigiu — Aliás, de brasileiros no Exterior.
O professor doutor Vinícius Mariano de Carvalho, docente do King’s College London, levou seus alunos para uma visita aos campos de batalha da FEB na Itália. Lá contou com o grato apoio do amigo Mario Pereira, guardião do Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistóia.

In the Footsteps of the Brazilian Expeditionary Force (Nas Pegadas da Força Expedicionária Brasileira) é o nome do belo projeto de Vinícius Mariano de Carvalho. O objetivo do projeto é mostrar em detalhes a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial aos seus alunos.
Tive a honra de trabalhar junto ao professor Vinícius na década passada, quando já era notória sua capacitação e amor pela História do Brasil. A memória da FEB no King’s College London está em boas mãos.
O sucesso do projeto provoca dois sentimentos contraditórios:
O primeiro, de alegria, ao ver o talento de um professor brasileiro sendo reconhecido nesta tradicional instituição de ensino — entre as mais prestigiadas e importantes do mundo. O segundo é de tristeza, ao perceber que a iniciativa partiu justamente de uma instituição de ensino estrangeira — e não brasileira, como haveria de se esperar.
Um paralelo entre a importância dada à Força Expedicionária Brasileira na Educação brasileira e no King’s College London traz à lembrança a célebre frase: “Conspira contra a própria grandeza o povo que não cultua os seus feitos históricos”.




Deixe uma resposta